top of page
fachada original_edited.jpg

nossa história

As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. Como é sabido, a Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517. Aqui, contamos nossa história no Brasil e em Belém - mais especificamente na nossa igreja.

presbiterianismo no brasil

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo sido fundada em 1859.

A chegada do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Reverendo Ashbel Green Simonton. Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.

A partir do trabalho dele, e com a chegada de outros missionários, a Igreja Presbiteriana se espalhou por todas as regiões do país em pouco tempo. Hoje, somos mais de um milhão de membros no Brasil, distribuídos por mais de  5 mil igrejas locais e congregações.

IMG_9552.JPG

somos parte da história!

Nossa igreja está entre as 70 IPB's mais antigas do Brasil. Apesar de ter sido organizada oficialmente em 1904, os primeiros atos pastorais da IPB já eram realizados em Belém desde 1894, fazendo desse o trabalho presbiteriano mais antigo não somente do Pará, mas de todo o Norte do país.

a primeira igreja presbiteriana em belém

A história da 1ª Igreja Presbiteriana de Belém se inicia por volta de 1901, quando um grupo de crentes originários de vários estados do país, começa a se reunir aos domingos na casa do sr. Eduardo Reis no bairro do Umarizal. Foi alugada uma casa na travessa Castelo Branco, onde os primeiros cultos foram realizados às quintas-feiras e aos domingos. Pouco tempo depois, um dos irmãos escreveu ao Presbitério de Pernambuco avisando sobre a existência e o crescimento da congregação. Na mesma carta, foi pedido um ministro que pudesse realizar os atos pastorais e a organização da igreja em Belém.

 

Os reverendos Belmiro de Araújo César e William Thompson foram os escolhidos pelo presbitério e em 09 de novembro de 1904 foi oficialmente organizada a 1ª Igreja Presbiteriana de Belém, tendo o missionário Rev. Carlos Womeldorf como pastor. Somente em 1910 um pastor brasileiro veio pra nossa igreja: o Rev. Antônio da Silva Gueiros. Já em 1925, o Rev. Antônio Teixeira Gueiros assumiu o pastorado e administrou a construção do nosso templo na avenida Magalhães Barata, inaugurado em 1938.

Sua primeira grande reforma aconteceu em 1979 e com o crescimento da igreja e do número de membros, surgiu a necessidade de construir um templo maior e mais moderno, que pudesse abrigar irmãos, convidados e visitantes, inaugurado em 04 de outubro de 2009, mantendo a fachada e a torre originais.

 

Hoje, a 1ª Igreja Presbiteriana de Belém conta com quase 700 membros, entre comungantes e não-comungantes. Ao longo de todos estes anos, a 1ª Igreja Presbiteriana de Belém vem se mantendo fiel à Palavra de Deus, zelando pelo ensino das Escrituras e crescendo em número e graça pela ação do Senhor.

bottom of page